[Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Compartilhe
    avatar
    Bonnes
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 343
    Data de inscrição : 09/05/2011
    Lado da Força : Império

    [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Bonnes em Ter Nov 15, 2011 2:51 pm

    [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Está é uma matéria que achei sobre como trabalhar em grupo em MMORPG. Que tem experiência nem vai precisar, mas tb serve para tirar alguma dúvida sobre o papel de outros chars. Claro que devemos discutir isso melhor para ver até onde se encaixa no nosso jogo.

    Criação do Personagem

    Cada jogo, normalmente tem varias classes e raças, por isso é bom perder um pouco de tempo aqui para conhecer, mesmo que superficialmente cada uma delas, pois é bom encontrar uma que se adeque ao seu estilo de jogo desde o início e ofereça o que você quer ser, tanto para jogar o solo play do game, quando para o jogo em grupo.

    Arquetipos das Classes(archetypes)
    Existem 4 arquetipos básicos quando se trata de jogo em grupo e a maioria das classes são criadas primariamente para desempenhar uma destas 4 funções ou ser uma mistura de algumas delas.

    Tank

    O trabalho do tank, é basicamente receber porrada, ele é a muralha entre os membros mais fracos da party e os bichos(mobs). Como tanker, o player deve se focar mais no elemento resistência que no elemento dano. Um erro comum é o player tornar seu ataque o foco de suas atenções e esquecer a sua resistência, claro que o tanker deve ter um bom ataque, mas a resistência é o foco do arquetipo. Em alguns jogos, para atrair a atenção dos mobs(bichos), é necessário o maior dano possível, por isso o ataque não pode ficar esquecido.Recomendo que você verifique se o jogo segue este padrão, onde o dano é realmente a melhor ferramenta para atrair os mobs(bichos) ou existem outras formas de fazer isso, com base nestes dado, você irá saber qual a real necessidade de investir em resistência e em força de ataque.

    Damage Dealer (ou DPS)

    O seu trabalho será matar o maior número possível de inimigos, isto não será tão simples, pois se você atacar muito rápido os mobs, eles podem esquecer do tank e correr para você e isto pode ser fatal.Lembre-se que não é você quem deve receber os danos dos mobs e sim o tank, o segredo é achar um local(spot) onde os mobs não possam alcançá-lo, ou tenham dificuldade para isso e assim você possa dar o máximo de dano possível neles com segurança, por isso conhecer o local onde está atacando e saber se posicionar é fundamental.

    Healer

    O trabalho principal é manter o grupo vivo, alguns cometem o erro de querer dar dano nos mobs e ficam sem energia (HN: MP) para poder curar o grupo. Lembre-se sempre que sua principal função é sempre curar o grupo, pois um healer sem mana, muitas vezes, é sinônimo de grupo morto.

    Crowd controller

    É o Crowd controller que toma conta de inimigos que não estão sendo atacados pelo grupo, de inimigos que estão fora do poder de ataque do grupo, mas que estão atacando o grupo. Normalmente o Crowd controller coloca este inimigos pra tirar um cochilo, congelam, stunam, para deixá-los inaptos momentâneamente para o combate. É um trabalho difícil, pois o player precisa de bons reflexos e a habilidade de se adequar as diferentes situações, fora ter uma visão geral de todo o combate para identificar o mob que precisa ser paralisado.

    Raças

    Você deve escolher uma raça que se sinta confortável com ela, pois passará muitas horas desenvolvendo este personagem(character=char).
    Aparência e o elementos role playing devem sempre ser suas prioridades nesta escolha.
    É comum a raça que você escolher não se encaixar da melhor forma no arquetipo que você quer desenvolver, por isso algumas coisas devem ser também levadas em consideração na escolha da raça. Você deve antes de mais nada verificar se há habilidades(skills) exclusivas de uma determinada raça no jogo, isso é mais importante que dados estatisticos de sua raça.

    Os combates básicos dos arquetipos(noções de combate em grupo)

    Na maioria dos mmorpgs, os pequenos times são conhecidos por groups ou partys e seu limite de membros, o número de players, tem pequenas variações de jogo para jogo. Os combates em grupo nas áreas iniciais, chamadas de newbie areas ou lower levels, não são tão importantes e até mesmo podem gerar para o player menos XP( pontos de experiência necessários para se aumentar de nível) que os combates solo, porém ainda assim recomendo que o player se habitue a jogar em grupo e treine suas habilidades nestas áreas sempre que possível, pois mais para frente no jogo, não se terá tempo, por muitas vezes, de se pensar em noções básicas e perder tempo com elas, pelas dificuldades que encontrarão pelo caminho, pois o jogo vai ficando cada vez mais difícil e exigindo um player(jogador) cada vez mais habilidoso, portanto, grave as noções básicas do jogo na sua Alma.

    Duas palavras que serão usadas nas próximas explicações:

    a)Aggro – se alguém está com aggro, significa que o mob está atacando ele, que ele atraiu a atenção do mob para si, pode ser um único mob ou um grupo de mobs;

    b)Hate – quando você ataca um mob, você ganha hate points(pontos de ódio) daquele inimigo. O player com o maior número de hate points será o que terá o aggro daquele inimigo em particular.

    HN: Só lembrando que curar quem está sendo atacado também gera Hate Points do atacante para o healer, mas isso será explicado melhor mais pra frente.

    O tanker

    O tank normalmente tem uma skill chamada “taunt” que serve para atrair os mobs e deixar seu amigos longe dos problemas, pois essa skill lhe dá mais hate points e aqui entra numa questão que falei antes, as vezes o dano do tank, quer dizer, normalmente o dano do tank deverá ser menor que o do damage dealer, porém o dano do tank junto com essa skill, o “taunt” geram mais hate points pra ele e isso atrai os mobs.O dano que o tank dá junto com a maioria de suas skills, que devem ter como característica também o taunt, vão lhe gerando cada vez mais hate points. As vezes pode acontecer que os outros membros do grupo, precisem diminuir a velocidade de ataque, para o tank poder sempre permanecer na linha de frente, as vezes, você como tank precisa dizer aos seus amigos para irem mais devagar nos danos, pra você permanecer sempre com mais hate points e assim os healer só precisam se preocupar com os tankers e não com toda a party. As vezes chega a ser necessário que o damage dealer pare de atacar para o tank pode restabelecer a liderança dos hate points.

    Lutando contra vários oponentes

    Pode ser um pouco complicado e necessita de um pouco de experiência do player, pois ele terá que constantemente mudar de alvo pra manter os valores de hate points de todos os mobs direcionados para o seu char, ou seja, precisa ser o lider de hate points em todos os mobs que estão atacando o grupo, mas isso pode ser até simples se os outros membros concentrarem seus ataques num único alvo.Mas lembre-se que o healer quando cura os membros da party sempre ganhará hate points dos inimigos daquele ataque, então mesmo que ninguém esteja atacando um determinado mob, e só você esteja pra mante-lo concentrado no seu char, pode ser que subitamente ele abandone o ataque do seu char e corra pra cima do healer, por causa disto que te falei, então, mantenha uma taxa de hate points sempre em crescimento junto a todos os mobs, senão eles poderão atacar o healer ao invés de você.

    Linha de ataque

    Mormalmente para acertar um alvo com um spell(feitiço), é necessário uma linha reta sem obstáculos(exceto players e mobs) entre quem está lançando o spell e o alvo.É importante que você como tank não se esconda em algum obstáculo ou entre em algum local fechado, pois nem os healers irão poder te curar e nem os damage dealers irão poder atacar seus alvos, pelo fato de você os atrair(mobs) para este local, que está fora da linha de ataque e mesmo, de cura.

    Damage Dealer

    É importante que todos os damage dealers do grupo concentrem o poder de ataque num único alvo e assim, matem um mob por vez.É muito importante que os inimigos morram o mais rápido possível.Contudo, é tão importante quanto matar rápido, não pegar o aggro, pois os damage dealers não podem, normalmente receber muita pancada dos mobs. Se você morrer, o grupo como um todo irá dar menos dano nos mobs e isto pode ter como consequencia para o grupo, não conseguir matar os mobs rápido o suficiente a ponto de sobreviver. Mesmo que você não morra, o healer terá que curá-lo constantemente para lhe manter vivo de um ataque dos mobs e isto irá gerar hate points para o healer, fora que ira consumir muita mana dele também, ou seja, ser atacado sendo um damage dealer é perder duas vezes em se tratando de grupo.
    Um truque para evitar o dano dos mobs é em cada novo ataque, esperar um pouco para o tanker acumular hate points para só então começar a atacar aquele mob. Quanto tempo você vai ter que esperar depende das circunstâncias e do poder de ataque/skill de taunt do seu tank. Tente encontrar um equilíbrio entre poder causar bastante dano nos mobs e evitar ser atacado quando estiver jogando em grupo.
    Lembre-se de preservar sua mana, é importante lembrar que não é necessário lançar um spell em cada bicho que você atacar, outro grande erro é lançar um spell poderoso num mob que está quase morrerndo, isto seria uma perda de poder de ataque, fora o desgaste da mana/energy e isto no decorrer da batalha pode fazer toda a diferença.Lembre-se, isto não é uma competição pra saber quem causa mais dano, preserve a sua mana/energy.

    Healer

    O maior segredo do healer é descobrir o “tempo certo” de quando curar e de quando não curar e isto será necessário saber, pois se você curar muito rápido os inimigos(mobs) irão correr para cima de você e se você curar muito devagar, diga adeus ao seu tank, pois ele vai morrer, então o trabalho do healer é muito focado na hora certa de curar e de não curar e isso exige muita atenção do player.
    A hora certa de começar os trabalhos do healer é quando não existe nenhum inimigo por perto, então solte no seu grupo todos os buffs de proteção que tem, todos os buffs que reduzem dano que você tenha disponível em todos os membros do grupo, logo antes de entrarem no combate.Na maioria dos jogos, parece que os buffs não atraem o aggro, então, em relação aos buffs, vc poderá renová-los durante o combate, mas se no seu jogo o aggro acontece também por causa do buff e não apenas pela cura, então evite buffs durante o combate. A comunicação do healer é importante no combate, então não hesite em avisar aos membros do grupo, para diminuirem o ritmo de ataques para você, como healer poder se reestabelecer, renovando sua mana, por exemplo. Também avise assim que estiver preparado para mais combate e assim, as tarefas se tornam muito mais coordenadas.
    Lembre-se que normalmente o momento de começar a curar é no meio da batalha e não assim que ela se inicia, pois, quando o combate já está pela metade, o tank já detém todos os hate points necessários e suas curas não irão atrair os mobs para você e muitas vezes vezes este é um grande erro dos healers, pois quando o grupo está se aproximando do grupo para combater, muitos healers começam já a curar o tank e isto desvia todos aqueles mobs que estavam indo na direção dele, direto para o healer, o que, na maioria das vezes, é morte certa, por isso, não caia na tentação de curar precipitadamente, pois lembre-se, o tank está ali pra aguentar pancada.
    A dica final para o healer é que as maiores curas são feitas no tank e as pequenas curas nos damage dealers e spell casters pois isto irá preservar sua mana e diminuir o acúmulo de hate points para você, pois distância dos mobs é fundamental para realizar bem o seu trabalho.


    ___
    Guildas Aliança Galáctica & Annihilation
    (https://www.facebook.com/groups/423476891087905/)

    Darlan
    Colaborador
    Colaborador

    Mensagens : 439
    Data de inscrição : 07/05/2011
    Lado da Força : Republica imperial

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Darlan em Ter Nov 15, 2011 4:10 pm

    otimo merecia ser um post do nosso blog , e tente por a referencia blibliografica na proxima vez : Razz Razz Razz
    avatar
    Dkzin
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 647
    Data de inscrição : 29/07/2011
    Lado da Força : Império

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Dkzin em Ter Nov 15, 2011 4:13 pm

    Cruzes, desmereceu legal o cara
    HAUHSAUhsAU.. CHOREI DE RIR AQUI.


    Manda essa pro blog sim Darlan, mostra que todo defunto tem um sorcerer pra ressuscitar.


    ___
    Quer Jogar com agente?
    Acesse:Universo Star Wars!


    avatar
    Bonnes
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 343
    Data de inscrição : 09/05/2011
    Lado da Força : Império

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Bonnes em Ter Nov 15, 2011 4:23 pm

    Darlan escreveu:otimo merecia ser um post do nosso blog , e tente por a referencia blibliografica na proxima vez : Razz Razz Razz

    Darlan, eu só não coloquei o autor pq colei de um fórum que o cara já tinha copiado de alguém que tb tinha copiado... Ou seja, ou autor do texto se perdeu. Por isso nem acho legal publicar pq vai parecer que é obra do blog, o que é pior ainda do que eu deixar de colar a referência.



    ___
    Guildas Aliança Galáctica & Annihilation
    (https://www.facebook.com/groups/423476891087905/)
    avatar
    Bonnes
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 343
    Data de inscrição : 09/05/2011
    Lado da Força : Império

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Bonnes em Ter Nov 15, 2011 4:30 pm

    Darlan, fiz a lição de casa e pesquisei o autor do texto:

    [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG - by Linc
    publicado no fórum da Level Up Games: Perfect World
    (http://sites.levelupgames.com.br/Forum/perfectworld/forums/t/390381.aspx)


    Será que agora a gente pode incluir no blog?


    ___
    Guildas Aliança Galáctica & Annihilation
    (https://www.facebook.com/groups/423476891087905/)

    Darlan
    Colaborador
    Colaborador

    Mensagens : 439
    Data de inscrição : 07/05/2011
    Lado da Força : Republica imperial

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Darlan em Qua Nov 16, 2011 12:25 am

    Dkzin escreveu:Cruzes, desmereceu legal o cara
    HAUHSAUhsAU.. CHOREI DE RIR AQUI.


    Manda essa pro blog sim Darlan, mostra que todo defunto tem um sorcerer pra ressuscitar.

    não desmereci niguem e gostei muito do que ele escreveu, ja vi que tu quer arrumar discordia no grupo
    avatar
    Bonnes
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 343
    Data de inscrição : 09/05/2011
    Lado da Força : Império

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Bonnes em Qua Nov 16, 2011 7:25 am

    Darlan escreveu:
    Dkzin escreveu:Cruzes, desmereceu legal o cara
    HAUHSAUhsAU.. CHOREI DE RIR AQUI.


    Manda essa pro blog sim Darlan, mostra que todo defunto tem um sorcerer pra ressuscitar.

    não desmereci niguem e gostei muito do que ele escreveu, ja vi que tu quer arrumar discordia no grupo

    Coisas de decazinho.


    ___
    Guildas Aliança Galáctica & Annihilation
    (https://www.facebook.com/groups/423476891087905/)
    avatar
    Dkzin
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 647
    Data de inscrição : 29/07/2011
    Lado da Força : Império

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Dkzin em Qua Nov 16, 2011 4:56 pm

    Nada que um bom entretenimento não resolva


    ___
    Quer Jogar com agente?
    Acesse:Universo Star Wars!



    Darlan
    Colaborador
    Colaborador

    Mensagens : 439
    Data de inscrição : 07/05/2011
    Lado da Força : Republica imperial

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Darlan em Qua Nov 16, 2011 5:02 pm

    Dkzin escreveu:Nada que um bom entretenimento não resolva

    cada vez menos esse garoto faz sentido... que pena tão novo e tão doido Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing Laughing
    avatar
    Dkzin
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 647
    Data de inscrição : 29/07/2011
    Lado da Força : Império

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Dkzin em Qua Nov 16, 2011 5:09 pm

    Assim eu vivo eternamente!
    nadando em minha loucura feliz da vida \o/


    ___
    Quer Jogar com agente?
    Acesse:Universo Star Wars!


    avatar
    ironsmn
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 323
    Data de inscrição : 12/09/2011
    Lado da Força : República

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por ironsmn em Qua Nov 16, 2011 7:59 pm

    pqp olhar o Decazinho, ta tao ancioso pra jogar o jogo que já ta querendo ganhar Dark Side Points antes msm do jogo lançar! lol! lol! lol!


    ___

    Darlan
    Colaborador
    Colaborador

    Mensagens : 439
    Data de inscrição : 07/05/2011
    Lado da Força : Republica imperial

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Darlan em Qui Nov 17, 2011 11:13 pm

    Aviso personas!

    Estou transformando esse artigo que o bonnes mandou em um guia prático e com muito básico para servir como "apostila" para os membros do forum e Guilda , e é só por isso que ele ainda não figura como matéria em nosso blog flw?


    ta ficando tão legal que vou por em formato pdf.
    avatar
    Bonnes
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 343
    Data de inscrição : 09/05/2011
    Lado da Força : Império

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Bonnes em Sex Nov 18, 2011 4:46 am

    Legal Darlan, do jeito que vc é dedicado vai ficar ótimo.


    ___
    Guildas Aliança Galáctica & Annihilation
    (https://www.facebook.com/groups/423476891087905/)
    avatar
    Dkzin
    Conselho Negro
    Conselho Negro

    Mensagens : 647
    Data de inscrição : 29/07/2011
    Lado da Força : Império

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Dkzin em Sex Nov 18, 2011 3:58 pm

    cheers


    ___
    Quer Jogar com agente?
    Acesse:Universo Star Wars!



    Conteúdo patrocinado

    Re: [Guia] Trabalho em grupo em MMORPG

    Mensagem por Conteúdo patrocinado


      Data/hora atual: Qua Ago 23, 2017 4:04 am